Agradeço à vida pela saúde,alegria,prosperidade,amor, prazer,por ter encontrado um homem maravilhoso que partilhará comigo de todas essas bençãos, amor, prosperidade, saúde, prazer e alegria!
Pesquisar este blog
quinta-feira, 9 de outubro de 2008
O cosmo somos nós
Yôga e Consciência
segunda-feira, 18 de agosto de 2008
Haikais, a arte zen da poesia
embora asas não tenha
voa meu coração a dentro.
Na chuva intermitente
espatódia se espalha
e vira sol
Na teia rendada,
espera a aranha paciente ,
a mosca colada
Belo Horizonte
do alto, tapete de estrelas
enfeita a noite
O sol coloriu o verde
deu luz à sombra
semeou em tudo a sede.
Inverno quer chegar
sol a sol a pino
não deixa esfriar
Poesia, prazer de traduzir o intraduzível
Aqui dentro volto a reinar,
deslumbrar as idéias
soltas no ar,
desvendar mistérios
de metáforas e verbos,
encontrar-me solta
deslumbrada e deslumbrante
diante da divina obra e prima.
Encontrar-me livre
pra voar sobre as pitangueiras,
abraçar o abacateiro,
ser livre como o tuiuiu pantaneiro,
dar um salto nas águas claras,
serenar meu coração vibrante,
aquietar minha mente inquietante
e sentir esperanças no amanhã,
promissor, vindouro e iluminado.
Haikais, viva meu mestre Matsuo Bashô!
Apague a luz de leve,
eu lhe mostro uma beleza,
a bola de neve.
Minha homenagem a Bashô:
Apague de leve o lume
eu lhe mostro uma beleza
o vagalume.
sexta-feira, 25 de abril de 2008
Inhame esse tubérculo é fantástico
SAÚDE: Alimento versátil
Fonte: Saúde Plena
O inhame é considerado um poderoso depurativo do sangue. Segundo pesquisa, é recomendado na prevenção de malária, febre amarela e dengue
Cru, assado, cozido ou em forma de sopas, purês e pastas. A mesma versatilidade, que faz do inhame um alimento de fácil preparo, pode ser atribuída às suas qualidades terapêuticas. Classificado como funcional, já que previne doenças crônicodegenerativas, o inhame é rico em amido, betacaroteno, vitaminas C e do complexo B. Ele ainda contém cálcio, ferro e fósforo.
Em termos medicinais, o inhame é considerado um poderoso depurativo do sangue e, de acordo com o Estudo Nacional da Despesa Familiar realizado pelo IBGE, é recomendado e também usado na prevenção da malária, dengue e febre amarela. Ele fortalece o sistema imunológico e, nas mulheres, aumenta a fertilidade, já que contém fitoestrógenos (hormônios vegetais), importantes no climatério e na menopausa.
Segundo Edson Credidio, médico nutrólogo, diretor da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) e doutorando em ciências de alimentos na Universidade de Campinas (Unicamp), trata-se de um alimento poderoso que realmente pode ser um aliado nesses tempos de epidemia de dengue. “Além disso, melhora a incidência de acne, abcessos, previne doenças renais, auxilia na prevenção do câncer, desintoxica, melhora as crises de gota, reumatismo e sinusite, entre outros males”, lista o especialista.
Sônia Hirschi, também especialista em medicina natural, recomenda o uso do inhame como forma natural de tratar a dengue. “Mas tem que ser o inhame chinês, pequeno e cabeludo, marronzinho por fora, com a pele variando de roxo a branco. Os outros não têm o mesmo poder curativo do inhaminho”, alerta.
Não é de hoje que o inhame é usado para tratar males da população. No começo do século 20, de acordo com Sônia, já se usava elixir de inhame para tratar sífilis. “Ele faz as impurezas do sangue saírem pela pele, rins e intestinos”, afirma. “Tomar inhame batido com água, várias vezes ao dia, é um excelente remédio contra a prisão de ventre. Os médicos orientais recomendam comer inhame para fortificar os gânglios linfáticos, que são os postos avançados de defesa do sistema imunológico.”
No caso da dengue, a presença do inhame no sangue permite uma reação imediata do organismo à invasão do mosquito, neutralizando o agente causador da doença, antes que ele se espalhe pelo corpo.
Com a vantagem de ser um produto nativo do Brasil, ele se adapta a qualquer lugar úmido. Todas as partes do vegetal podem ser consumidas: o tubérculo, as folhas e os talos. O tubérculo, comum em supermercados, pode ser consumido cozido, como uma alternativa à batata, ou na forma de purês e sopas cremosas.
Credidio explica que, mantendo a casca na cocção (cozimento sob calor seco), nutrientes como vitaminas e minerais hidrossolúveis não se perdem.
segunda-feira, 7 de abril de 2008
"Pessoas normais falam sobre coisas, pessoas inteligentes falam sobre idéias e pessoas mesquinhas falam sobre pessoas".
segunda-feira, 17 de março de 2008
Aulas de Yoga
quarta-feira, 12 de março de 2008
Massagem é muito boooommmm!
segunda-feira, 3 de março de 2008
Benvindos amigos!
Física Quântica e Educação
O mundo está mudando, uma revolução silenciosa está em andamento, a internet traz até nós uma gama infinita de informações e possibilidades de veiculação de idéias. A sociedade precisa estar presente nesse processo, direcionando-o para um caminho de paz, sobrevivência e melhoria de qualidade de vida da espécie humana. A Física Quântica tem nos mostrado que todas as coisas e seres estão ligados eletromagneticamente, quânticamente, e o que fazemos ao qualquer ser estamos fazendo a nós mesmos. Grande parte da humanidade ainda não sabe disso, continua vivendo da mesma forma que há cem anos atrás, prejudicando uns aos outros, fazendo guerras, destruindo a natureza, sendo vítimas e algozes de si mesmas. Entretanto, a fila anda e todos recebem mais dia menos dia as consequências de tudo que vêm plantando, seja bom ou ruim, o plantio é opcional mas a colheita é inevitável. Ou seja, podemos escolher o que plantar, como plantar e onde plantar, mas depois do tempo certo não podemos mais escolher o que vamos colher. Acredito que é possível educar de maneira diferente, dentro desses novos padrões científicos baseados na nova Física das "partículas". Segundo as novas teorias e experiências a matéria como a vemos é apenas ilusão de ótica, porque nossos olhos não têm a capacidade de um aparelho eletrônico para ver as "partículas" subatômicas. Sendo assim, tudo está em movimento, tudo é energia, e as chamadas partículas na verdade são ondas de possibilidades que mudam de acordo com o observador, ou seja, o observador não é passivo mas ativo, e pode interferir no mundo, nos fenômenos, nas realidades. Podemos transformar realidades, podemos interferir uns nos outros, para melhor ou para pior. Isto é tão fantástico! mas tão perigoso, pois, todos fazemos isso o tempo todo, mas a maioria não tem consciência desse poder. Tudo é feito de forma aleatória, automática como faziam nossos pais e os pais de nossos pais e assim por diante. O ser humano têm apenas, ao longo da sua história, repetido os erros do passado, reproduzindo os mesmos males, as mesmas guerras e sentimentos ruins, sem entender que temos o poder para transformar tudo para melhor. Isso não é uma utopia, é real e agora a ciência nos mostra isso. Então, o que precisamos é de nos reeducar e educar de forma diferente nossas crianças desde a mais tenra infância, nas famílias, nas escolas, para que tenham consciência desse poder e usem-no para criar um mundo mais justo, mais harmonioso, mais feliz para a humanidade. Além disso, podemos começar a fazer essa mudança em nossas vidas, acreditando que somos fortes e belos, prósperos e felizes, gratos ao divino que nos propiciou um universo fantástico que é transformável pela mente, que é a imagem e semelhança de nossos sonhos. assim começamos por transformar nosso mundo pessoal, familiar, comunitário, chegando um dia à transformação da cidade, do país, dos países e do mundo.
Algumas mudanças básicas devem ser feitas nas escolas, a primeira é priorizar a formação do ser humano e não a informação (para isso temos a internet e os bancos de dados internacionais). Numa época em que foi preciso memorizar porque não existia hd, pen drive ,dvd,cd e semelhantes, isso era necessário, hoje não precisamos arquivar muitas informações no cérebro, mas saber conviver com elas, usá-las de forma adequada e consciente, com ética e responsabilidade.
Outra mudança importante a ser feita nas escolas é uma conexão entre as matérias e entre as mesmas e a realidade. Não dá mais para passar conteúdo cognitivo sem que esteja perfeitamente claro para os alunos sua utilidade e sua ligação com o mundo em que vivem. É imprescindível a inserção de elementos como ética, moral, espiritualidade (não religião), conhecimentos para sobrevivência em situações de risco, uso adequado da tecnologia disponível, vida familiar e sexualidade, cidadania, meio ambiente, educação para o trânsito, filosofia e arte,noções de comércio, consumo, produção e marketing para que sejam cidadãos conscientes e saibam agir na realidade sem prejuízo de outros.Esta é a escola que queremos pra nossos filhos e netos, que reproduza um mundo melhor, sem violência, sem guerras, sem preconceitos, sem miséria, com mais prazer, mais alegria, mais energia e mais amor. Obrigada a todos!Namastê!
sábado, 1 de março de 2008
Poeta
Profissão: poeta.
Assim vivo,
sem encaixe ou meta.
Não tenho estrelas inatingíveis,
minhas esperanças são concretas.
Não mais aquele ser não ser,
agora apenas sonhos de poeta.
Mais amores sonhasse mais escreveria,
pois, amor incontido é fonte farta,
que prolifera em versos e rima
terminando em frase inexata.
Mas o amor não precisa de rima,
é por si só beleza e quimera!
Basta ser feliz, ser por inteiro,
poeta, artista, mãe,mulher,
um ser divino!
Sensação
E tu em mim,
Nada mais há de existir.
Teu olhar no horizonte,
o meu ao longe,
é o sonho transformando-se
em ponte.
Palavras, palavras, palavras...
Por certo há melhores meios
de nos comunicar.
No gesto, no tato, no olhar!
Desci montanhas, vales e montes!
Andei estradas, campinas e pontes!
Tudo isso só pra te encontrar.
Meu ar, meu sal,
meu desejo de amar.
Sem ti, sem ti,
não sei respirar.
Assim como o mar voluptuosamente
desmancha-se nas pedras,
eu sou a pedra
do teu mar.
Canto feliz como as sereias,
navego segura de tua bússola
a me guiar...
Encontrei-te meu barco perdido.
No final do túnel
há uma luz.
Por certo são teus olhos
Que esquecestes por lá.
Um pouco de anjo e príncipe
Apareceu na minha vida!
Sutil como um anjo.
Não pediu licença,
nem quis interferir.
Sem invadir meu ser
aromatizou meu corpo,
com seu cheiro de homem e prazer.
Saiu como chegou, sem alarde.
Buscou em outra alma seu abrigo.
Seu cheiro se impregnando
em outro corpo.
Sem pudor o peito amigo.
Meu aroma na falta
do seu cheiro se evolou.
Voei terra acima, terra abaixo,
na esperança de um pouso,
de outro olor.
Mas meu cheiro se tornara seu,
Seu cheiro se tornara meu.
Não evaporado ainda,
ronda minhas noites
E meus dias.
Movendo minha pena,
emocionando horas de lazer.
Com certeza obraprimando
lúdicos momentos,
evocando dias e
Noites de prazer.
Árvores dançantes
São tantas luzes espalhadas pela cidade de São Salvador, como se quisessem expulsar as trevas do coração das gentes. Voltando então à Avenida Centenário, as árvores estavam com os galhos cobertos de luzinhas, cada árvore com uma cor, exuberantes, iluminadas! Dei viva aos chineses pela invenção que agora me fazia reparar no show de dança das árvores.
Voltando às árvores, então, foi numa dessas viagens criativas de ônibus (em que a gente fica ali sentada sem fazer nada e apreciando tudo pela janela, até a vida) que eu olhei e vi: as árvores realmente dançavam. Vestidas de luzes elas perderam a timidez e se soltavam no palco-canteiro, esquecendo-se até que árvores não deveriam sair do lugar. Mas elas dançavam e isso é um fato! Mesmo agora elas ainda estão lá, quem quiser pode ir ver, é só olhar,elas dançam e rodopiam pra quem quiser e souber ver...
Continuei viajando de ônibus e de avião e vendo fenômenos pelo Brasil afora. E não é que vi de novo as árvores dançantes, elas estavam em Brasília. Dessa vez mais bem comportadas, comedidas e formais. As árvores da capital mostravam sua dignidade diplomática mas tinham uma certa tristeza, diferente das árvores de São Salvador. No planalto central, as árvores são minoria, a maior parte do verde é serrado, árido e aí as árvores não apenas dançam, elas se contorcem. Os troncos negros, as folhas pequenas e escuras, as ramagens pequenas e baixas. Vigiam os ministérios e vêem tudo, os políticos bandidos, os políticos honestos, as boas intenções e as palavras vãs. Olhando tanta coisa desagradável as árvores ficaram assim tristes e tensas. Mas dançam, porque a natureza inteira supera os homens (eles acham que não fazem parte da natureza) e mesmo que os pássaros fujam em revoada, procurando ambientes mais aprazíveis, as árvores dançam.
Era Natal, e lá no planalto central as árvores também vestiam traje de gala, mais ricamente adornadas, com as benesses do povo, mas também dançavam. Comemorando a vida, o amor, a chuva...mesmo que tantos passassem sem perceber a silenciosa e linda dança da vida...
Ah! Em Juiz de Fora, Minas Gerais, também dançam as árvores. Aliás, todas as árvores dançam, enfeitadas de luzes ou não, em qualquer lugar do planeta. É que a gente precisa de luz pra enxergar o que está óbvio até no escuro. Entretanto, no Natal, enfeitadas de luzinhas chinesas se esmeram na dança. No Parque Halfeld as árvores são mais grossas, idosas, imponentes, mas não menos lânguidas, estendendo seus braços em direção aos homens que passam correndo na avenida Rio Branco, dentro de carros, ônibus ou dentro de si mesmos, sem ver o apelo mudo, a dança bela, alegre e, ao mesmo tempo, dramática das árvores. Elas pedem por suas irmãs no Amazonas, no Pará, do Oiapoque ao Chui. Elas mostram como são lindas na dança da vida, no ato de amar todos os seres e nos suprir como mães que são de todos nós.
Quem conta um conto aumenta um ponto. Quem aumenta um ponto cria um conto. Quem ouve um conto conta o que viu e não viu, mas quem viu o que não queria ver não conta conto nenhum. Assim a vida é feita de pequenos contos, contados e recontados pela imaginação que recria na vida os contos contados e recontados ao longo dos tempos. Contando o que vi e vivi, crio contos que serão contados e recontados pelo tempo a fora, e quem ouvir e contar aumentará os pontos e os contos não terão fim, serão muitos mais até o infinito. Assim lhes conto esse conto de Natal sobre as árvores dançantes, olhe em volta e verá que não aumentei nenhum ponto, as árvores dançam mesmo, em qualquer lugar, até mesmo no seu quintal, olhe e veja...e sinta e ame-as como a você mesmo.
terça-feira, 19 de fevereiro de 2008
Haikus
se esconde nesse
quadro Nô!
inteirinho pra mim.
pela minha própria
no interior da nave
No horizonte
novo tempo se anuncia.
Aos pulos enche-me os olhos
de esperança.
Você me faz feliz
um dia, uma noite,
Algumas horas eternas.
Não porque seja sexual,
É sexespiritual.
De estrela e noite,
Céu e terra enfim sós!
Sonho de poeta
A natureza respira
O coração em festa
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008
terça-feira, 12 de fevereiro de 2008
A casa ideal
não precisa ser
assim ou assado.
Com varanda,
copacozinha,
lage sob o telhado.
Precisa ter um ar
de quietude,
das coisas que
despertam festivas!
Um canteiro de flores
perto da calçada,
com azaléias, amor-perfeito
e rosa graúda.
Um cheiro de morada
no quintalzinho de trás.
Um pé de laranja,
um abacateiro e
goiabeira, canteiros
de couves e cenouras.
Cheiro-verde e jasminzeiro,
camomilas à vontade.
Além de tudo isso,
quero uma casa viva,
que me traga de manhã
um beijo de bom-dia,
no travesseiro do lado.
Que me deixe atordoada na cozinha
com o cheiro bom de arroz cozido.
Quero uma casa, não precisa
ser rica de ouro e jóias raras,
mas completa de amor e de esperança,
de beleza, imaginação e fantasia,
Rica de saúde, prosperidade e criação,
Cheia de virtude, magia,
repleta de sonho e oração.
Pintada talvez com as cores
do arco-íris, mas com as colunas
Bem fincadas neste chão.
Quântica
em algum lugar
do universo.
Incompleto, incerto.
Aqui sempre estive,
em algum lugar na vida.
Dividida, partida, sofrida!
Num instante,
quase nada, nossos olhares
cruzaram-se, encontraram-se
e neles, nossas almas
se reconheceram, se encaixaram.
Agora já não podemos estar assim,
separados, desencantados,
nosso lugar é na terra, no mato,
nas águas, juntos,
como dois átomos
formando uma molécula feliz.
Osho
Yoga é um aperfeiçoamento decisivo. É uma total reviravolta. Quando não estão se movendo para o futuro, não se deslocam para o passado, então você começa a se mover dentro de si mesmo - porque sua vida é aqui e agora, e não no futuro. Estar presente aqui e agora, você pode absorver essa realidade. Mas então a mente tem de estar aqui. Yoga é uma ciência - é apenas um acidente que os hindus a tenham descoberto. Não é hindu. É uma matemática pura do ser interior. Portanto, um muçulmano pode ser um yogue, um cristão pode ser um yogue, um Jain, um bauddha pode ser um iogue. Yoga é a ciência pura, e Patanjali é o maior nome do Yoga. Este homem é raro. Não há nenhum outro nome, comparável à Patanjali. Pela primeira vez na história da humanidade, este homem trouxe a religião para o estado de uma ciência: ele fez da religião uma ciência. Porque as chamadas religiões precisam de crenças. Não há outra diferença entre uma religião e outra, a diferença é apenas de crenças. Um muçulmano tem certas crenças, um hindu certas crenças, um cristão certas crenças. A diferença é de crenças. Yoga não tem nada, tanto quanto a crença está em causa; yoga não diz acreditar em qualquer coisa. Yoga acredita na experiência. Assim como a ciência diz experimento, yoga, diz a experiência. Experimento e experiência são a mesma coisa, os seus sentidos são diferentes. Experimento significa algo que você pode fazer fora; experiência significa algo que você pode fazer lá dentro. A experiência está dentro de um experimento (do livro de Osho: "O Alfa e o Ômega")