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segunda-feira, 3 de março de 2008

Benvindos amigos!

Esse blog existe pra que eu possa partilhar com vocês meus poemas, haikais, telas, mensagens, textos que eu gosto e também pra que vocês possam dar suas opiniões se gostaram ou não. Fiquem à vontade.O próximo texto é sobre Física Quântica, a ciência que vai revolucionar para melhor o mundo em que vivemos. De acordo com as novas descobertas da FÍSICA QUÂNTICA nós interferimos em tudo o que observamos, daí nós é que criamos e modificamos nossa realidade. Somos cooautores de nossa própria existência. Isso é assustador mas maravilhoso, che! Por isso vamos pensar só aquilo que queremos que nos aconteça, pensamentos maravilhosos para que só nos aconteçam coisas maravilhosas!

Física Quântica e Educação
O mundo está mudando, uma revolução silenciosa está em andamento, a internet traz até nós uma gama infinita de informações e possibilidades de veiculação de idéias. A sociedade precisa estar presente nesse processo, direcionando-o para um caminho de paz, sobrevivência e melhoria de qualidade de vida da espécie humana. A Física Quântica tem nos mostrado que todas as coisas e seres estão ligados eletromagneticamente, quânticamente, e o que fazemos ao qualquer ser estamos fazendo a nós mesmos. Grande parte da humanidade ainda não sabe disso, continua vivendo da mesma forma que há cem anos atrás, prejudicando uns aos outros, fazendo guerras, destruindo a natureza, sendo vítimas e algozes de si mesmas. Entretanto, a fila anda e todos recebem mais dia menos dia as consequências de tudo que vêm plantando, seja bom ou ruim, o plantio é opcional mas a colheita é inevitável. Ou seja, podemos escolher o que plantar, como plantar e onde plantar, mas depois do tempo certo não podemos mais escolher o que vamos colher. Acredito que é possível educar de maneira diferente, dentro desses novos padrões científicos baseados na nova Física das "partículas". Segundo as novas teorias e experiências a matéria como a vemos é apenas ilusão de ótica, porque nossos olhos não têm a capacidade de um aparelho eletrônico para ver as "partículas" subatômicas. Sendo assim, tudo está em movimento, tudo é energia, e as chamadas partículas na verdade são ondas de possibilidades que mudam de acordo com o observador, ou seja, o observador não é passivo mas ativo, e pode interferir no mundo, nos fenômenos, nas realidades. Podemos transformar realidades, podemos interferir uns nos outros, para melhor ou para pior. Isto é tão fantástico! mas tão perigoso, pois, todos fazemos isso o tempo todo, mas a maioria não tem consciência desse poder. Tudo é feito de forma aleatória, automática como faziam nossos pais e os pais de nossos pais e assim por diante. O ser humano têm apenas, ao longo da sua história, repetido os erros do passado, reproduzindo os mesmos males, as mesmas guerras e sentimentos ruins, sem entender que temos o poder para transformar tudo para melhor. Isso não é uma utopia, é real e agora a ciência nos mostra isso. Então, o que precisamos é de nos reeducar e educar de forma diferente nossas crianças desde a mais tenra infância, nas famílias, nas escolas, para que tenham consciência desse poder e usem-no para criar um mundo mais justo, mais harmonioso, mais feliz para a humanidade. Além disso, podemos começar a fazer essa mudança em nossas vidas, acreditando que somos fortes e belos, prósperos e felizes, gratos ao divino que nos propiciou um universo fantástico que é transformável pela mente, que é a imagem e semelhança de nossos sonhos. assim começamos por transformar nosso mundo pessoal, familiar, comunitário, chegando um dia à transformação da cidade, do país, dos países e do mundo.
Algumas mudanças básicas devem ser feitas nas escolas, a primeira é priorizar a formação do ser humano e não a informação (para isso temos a internet e os bancos de dados internacionais). Numa época em que foi preciso memorizar porque não existia hd, pen drive ,dvd,cd e semelhantes, isso era necessário, hoje não precisamos arquivar muitas informações no cérebro, mas saber conviver com elas, usá-las de forma adequada e consciente, com ética e responsabilidade.
Outra mudança importante a ser feita nas escolas é uma conexão entre as matérias e entre as mesmas e a realidade. Não dá mais para passar conteúdo cognitivo sem que esteja perfeitamente claro para os alunos sua utilidade e sua ligação com o mundo em que vivem. É imprescindível a inserção de elementos como ética, moral, espiritualidade (não religião), conhecimentos para sobrevivência em situações de risco, uso adequado da tecnologia disponível, vida familiar e sexualidade, cidadania, meio ambiente, educação para o trânsito, filosofia e arte,noções de comércio, consumo, produção e marketing para que sejam cidadãos conscientes e saibam agir na realidade sem prejuízo de outros.Esta é a escola que queremos pra nossos filhos e netos, que reproduza um mundo melhor, sem violência, sem guerras, sem preconceitos, sem miséria, com mais prazer, mais alegria, mais energia e mais amor. Obrigada a todos!Namastê!

2 comentários:

Guigus disse...

Saporetti,
belo texto!!!
Gostei e concordo com o que disse.
namastê

stephanie brune disse...

um texto lindo desse so vindo de uma pessao iluminada como Sonia

Osho

Yoga é um aperfeiçoamento decisivo. É uma total reviravolta. Quando não estão se movendo para o futuro, não se deslocam para o passado, então você começa a se mover dentro de si mesmo - porque sua vida é aqui e agora, e não no futuro. Estar presente aqui e agora, você pode absorver essa realidade. Mas então a mente tem de estar aqui. Yoga é uma ciência - é apenas um acidente que os hindus a tenham descoberto. Não é hindu. É uma matemática pura do ser interior. Portanto, um muçulmano pode ser um yogue, um cristão pode ser um yogue, um Jain, um bauddha pode ser um iogue. Yoga é a ciência pura, e Patanjali é o maior nome do Yoga. Este homem é raro. Não há nenhum outro nome, comparável à Patanjali. Pela primeira vez na história da humanidade, este homem trouxe a religião para o estado de uma ciência: ele fez da religião uma ciência. Porque as chamadas religiões precisam de crenças. Não há outra diferença entre uma religião e outra, a diferença é apenas de crenças. Um muçulmano tem certas crenças, um hindu certas crenças, um cristão certas crenças. A diferença é de crenças. Yoga não tem nada, tanto quanto a crença está em causa; yoga não diz acreditar em qualquer coisa. Yoga acredita na experiência. Assim como a ciência diz experimento, yoga, diz a experiência. Experimento e experiência são a mesma coisa, os seus sentidos são diferentes. Experimento significa algo que você pode fazer fora; experiência significa algo que você pode fazer lá dentro. A experiência está dentro de um experimento (do livro de Osho: "O Alfa e o Ômega")