Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Inhame esse tubérculo é fantástico


Olha gente! hoje eu fiquei sabendo de uma coisa muito legal sobre o Inhame. Sim esse alimento é fantástico e quase ninguém sabe disso, vai abaixo o texto que recebi de uma amiga fisioterapeuta!, Ah, Guigo! para os baianos e nordestinos "inhame" é o nome que dão para o que nós chamamos de cará, e inhame chinês é que é esse inhame do qual eu falo, namastê!
SAÚDE: Alimento versátil
Fonte: Saúde Plena
O inhame é considerado um poderoso depurativo do sangue. Segundo pesquisa, é recomendado na prevenção de malária, febre amarela e dengue
Cru, assado, cozido ou em forma de sopas, purês e pastas. A mesma versatilidade, que faz do inhame um alimento de fácil preparo, pode ser atribuída às suas qualidades terapêuticas. Classificado como funcional, já que previne doenças crônicodegenerativas, o inhame é rico em amido, betacaroteno, vitaminas C e do complexo B. Ele ainda contém cálcio, ferro e fósforo.
Em termos medicinais, o inhame é considerado um poderoso depurativo do sangue e, de acordo com o Estudo Nacional da Despesa Familiar realizado pelo IBGE, é recomendado e também usado na prevenção da malária, dengue e febre amarela. Ele fortalece o sistema imunológico e, nas mulheres, aumenta a fertilidade, já que contém fitoestrógenos (hormônios vegetais), importantes no climatério e na menopausa.
Segundo Edson Credidio, médico nutrólogo, diretor da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) e doutorando em ciências de alimentos na Universidade de Campinas (Unicamp), trata-se de um alimento poderoso que realmente pode ser um aliado nesses tempos de epidemia de dengue. “Além disso, melhora a incidência de acne, abcessos, previne doenças renais, auxilia na prevenção do câncer, desintoxica, melhora as crises de gota, reumatismo e sinusite, entre outros males”, lista o especialista.
Sônia Hirschi, também especialista em medicina natural, recomenda o uso do inhame como forma natural de tratar a dengue. “Mas tem que ser o inhame chinês, pequeno e cabeludo, marronzinho por fora, com a pele variando de roxo a branco. Os outros não têm o mesmo poder curativo do inhaminho”, alerta.
Não é de hoje que o inhame é usado para tratar males da população. No começo do século 20, de acordo com Sônia, já se usava elixir de inhame para tratar sífilis. “Ele faz as impurezas do sangue saírem pela pele, rins e intestinos”, afirma. “Tomar inhame batido com água, várias vezes ao dia, é um excelente remédio contra a prisão de ventre. Os médicos orientais recomendam comer inhame para fortificar os gânglios linfáticos, que são os postos avançados de defesa do sistema imunológico.”
No caso da dengue, a presença do inhame no sangue permite uma reação imediata do organismo à invasão do mosquito, neutralizando o agente causador da doença, antes que ele se espalhe pelo corpo.
Com a vantagem de ser um produto nativo do Brasil, ele se adapta a qualquer lugar úmido. Todas as partes do vegetal podem ser consumidas: o tubérculo, as folhas e os talos. O tubérculo, comum em supermercados, pode ser consumido cozido, como uma alternativa à batata, ou na forma de purês e sopas cremosas.
Credidio explica que, mantendo a casca na cocção (cozimento sob calor seco), nutrientes como vitaminas e minerais hidrossolúveis não se perdem.

2 comentários:

Guigus disse...

Alguém disse uma vez algo parecido com isto: Você é aquilo que você come.
Não duvido das qualidades nutritivas e terapêuticas dos alimentos. Hoje, alimento-me melhor do que ontem...

Sônia, não deu pra saber o que é esse inhame...
Não sei se está havendo um "confilto" regionalista ou o quê? Rs
o inhame que conheco tem a casca verde e é do tamanho ed um... melão!

neide disse...

oi,gostei muito dessa reportagem pois estava em dúvida sobre as propriedades medicinais do inhame. Agora já estou bem esclarecida, essa reportagem me ajudou muito! Parabéns pela matéria.

Osho

Yoga é um aperfeiçoamento decisivo. É uma total reviravolta. Quando não estão se movendo para o futuro, não se deslocam para o passado, então você começa a se mover dentro de si mesmo - porque sua vida é aqui e agora, e não no futuro. Estar presente aqui e agora, você pode absorver essa realidade. Mas então a mente tem de estar aqui. Yoga é uma ciência - é apenas um acidente que os hindus a tenham descoberto. Não é hindu. É uma matemática pura do ser interior. Portanto, um muçulmano pode ser um yogue, um cristão pode ser um yogue, um Jain, um bauddha pode ser um iogue. Yoga é a ciência pura, e Patanjali é o maior nome do Yoga. Este homem é raro. Não há nenhum outro nome, comparável à Patanjali. Pela primeira vez na história da humanidade, este homem trouxe a religião para o estado de uma ciência: ele fez da religião uma ciência. Porque as chamadas religiões precisam de crenças. Não há outra diferença entre uma religião e outra, a diferença é apenas de crenças. Um muçulmano tem certas crenças, um hindu certas crenças, um cristão certas crenças. A diferença é de crenças. Yoga não tem nada, tanto quanto a crença está em causa; yoga não diz acreditar em qualquer coisa. Yoga acredita na experiência. Assim como a ciência diz experimento, yoga, diz a experiência. Experimento e experiência são a mesma coisa, os seus sentidos são diferentes. Experimento significa algo que você pode fazer fora; experiência significa algo que você pode fazer lá dentro. A experiência está dentro de um experimento (do livro de Osho: "O Alfa e o Ômega")